​​Segurança na Rede

Você consegue identificar onde há redes de distribuição de gás natural canalizado de rua da GASMIG. Nossos gasodutos estão sinalizados com placas, balizadores, adesivos em postes, tachas no asfalto e passeio. Entretanto, a principal causa de acidentes nas redes de gás natural continua sendo a falta de cautela de terceiros ao realizarem serviços, obras ou escavações nas proximidades dos gasodutos. Ao planejar uma obra ou escavação onde exista sinalização da GASMIG, entre em contato conosco pelo telefone 117 e solicite o acompanhamento de segurança da atividade. 

O programa Escave com Segurança é gratuito e muito importante na prevenção de acidentes. Para a instalação das suas redes, a GASMIG segue as normas nacionais e internacionais da American National Standard Institute (ANSI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre outras. 

Os gasodutos podem ser construídos em aços especiais, dotados de grande resistência e durabilidade ou em polietileno de alta densidade (PEAD), material plástico de grande resistência, mundialmente utilizado. A Companhia realiza inspeções e testes de qualidade rigorosos nos materiais, durante e após as obras de construção das redes. Além disso, a tubulação de aço possui um sistema de prevenção contra a corrosão e um conjunto de válvulas que controla a pressão e permite o fechamento da rede em caso de vazamento de gás. O gás natural originalmente não tem cheiro, porém, para evitar acidentes, um odorante especial é adicionado, ficando, assim, com um odor característico. Com base em normas técnicas, a odorização do gás é realizada para que eventuais vazamentos possam ser percebidos em níveis olfativos seguros, contribuindo para a segurança da distribuição do energético. O sistema é constantemente monitorado e recebe manutenções periódicas.

A Companhia dispõe de um Plano de Ação de Emergência (PAE), com o objetivo de proporcionar ações rápidas, eficientes e coordenadas em situações de emergência. O PAE conta com a participação de empregados da empresa, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) e demais órgãos públicos de defesa. O Plano prevê a realização de simulados internos e externos e a revisão periódica de normas e procedimentos para situações de emergência no sistema.
Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044