Notícias

Cultura movida a gás

Ponto da Poesia chega à 5ª Edição

25/10/2017
A 5ª edição do projeto Ponto da Poesia que movimentou as praças e ruas das cidades de Timóteo, Belo Oriente, Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano no último fim de semana, terá as suas últimas apresentações nesta quarta-feira (25) em Ipatinga e Ipaba. A trupe de atores percorre estas cidades em um carro personalizado e movido a Gás Natural Veicular (GNV). 

A proposta de transitar com um carro artístico movido a gás natural vai ao encontro de princípios da economia e respeito ao meio ambiente, pois este é um combustível menos poluente, que emite cerca de 20% menos CO2 na natureza quando comparado com a gasolina e óleo diesel.

O objetivo do produtor cultural Bruno Minafra é incentivar o gosto pela leitura e a apreciação de poemas e poesias. Para alcançar este objetivo, um grupo de atores vai declamar poemas nos pontos selecionados pela produção do projeto, com distribuição de marcadores de livro personalizados e de livros de poemas diversos. 

A direção artística do projeto é realizada por Ailton Avelino, que convidou atores regionais para fazer a dramatização dos poemas. Nesta edição, a trupe do Ponto da Poesia é formada por Gil Ferreira, Edlene Verany, Vianey Anízio e Jeferson Rocha. 

A escolha dos poemas foi feita pelo diretor, que priorizou textos relacionados ao cotidiano das pessoas, e contém trechos de textos de tradicionalíssimos escritores como Carlos Drummond Andrade, Ferreira Gullar e Castro Alves. 

O Ponto da Poesia é resultado de mais um patrocínio cultural da Gasmig e da Univale Transporte, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e consiste na declamação de poemas nos pontos de ônibus, escolas e praças públicas, ruas e avenidas. 

A proposta é que o Projeto se estenda não apenas às pessoas que estiverem corriqueiramente esperando o transporte coletivo, mas a todas aquelas que por algum motivo se encontrarem próximas ao local das declamações. 

O objetivo é mostrar a todos a beleza de um texto poético e desmistificar a elitização do poema. É mostrar que a poesia pode estar em qualquer lugar e pode ser apreciada por qualquer pessoa, independente de grau de escolaridade, classe social ou apreço literário. 

Contatos:
Bruno Minafra - Produtor Cultural
(31) 98843-1055
brunominafra@hotmail.com
Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044