Notícias

Replantio de árvores e frota verde pela sustentabilidade

GASMIG investe em ações que contribuem para melhoria da qualidade do ar em Minas Gerais

24/11/2016

Oferecer uma alternativa energética mais segura e menos poluente é apenas uma parcela daquilo que a GASMIG oferece à sociedade. A missão de contribuir para a preservação do meio ambiente já é incorporada à ideia da Companhia de trabalhar para o desenvolvimento do Estado e dos seus mais de 10 mil clientes, entre eles: termelétricas, indústrias, comércios, Postos de Combustíveis e residências.

Uma série de projetos foram desenvolvidos para trabalhar alinhados com essa missão. Entre os trabalhos estão a compensação florestal, com o replantio em áreas em que é necessária a supressão da vegetação para a instalação da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), e a adoção de uma frota de veículos mais sustentável - movidos a gás natural veicular (GNV) e etanol: a frota verde.

Para a implantação da RDGN na região do Vale do Aço, a GASMIG precisou suprimir parte da vegetação no bioma de Mata Atlântica. Para compensar tal necessidade, a empresa destinará uma área equivalente à desmatada — 21,96 hectares — no interior da Unidade de Conservação da região, como uma doação ao poder público.

Já na implantação da rede na região do Sul de Minas, a Companhia realizará o plantio de espécies nativas em áreas de preservação permanente (APP). Para esta ação, uma área de 21,36 hectares será destinada na região de influência da RDGN.

Somado ao objetivo da Companhia de cumprir integralmente a legislação ambiental, com a regularização de todos os empreendimentos e a realização de estudos ambientais exigidos nos processos de licenciamento, a GASMIG realiza, também, estudos de análise de risco para trabalhos com características que necessitem deste procedimento, mesmo que a legislação não exija. O objetivo da Companhia é promover mais segurança e confiabilidade aos projetos.

Para conseguir a adequação necessária, com foco em um melhor desempenho ambiental, a área de gestão ambiental da GASMIG participa, na etapa preliminar dos empreendimentos, de estudos de traçados para a elaboração de projetos. Todas as obras de instalação de redes são gerenciadas ambientalmente pelo Plano de Gerenciamento Ambiental, que prevê obrigações às empresas contratadas para a prestação de serviços à Companhia. Essas obrigações são referentes aos aspectos e impactos ambientais.

Frota Verde

Desenvolvido pelo coordenador de GNV e técnicos da Gestão Ambiental da GASMIG, em 2013, com apoio da prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto tinha o objetivo de adequar os 37 veículos da frota da Companhia, permitindo que utilizassem como combustível principal o GNV, que tem o menor índice de emissões de gases, medidos no escapamento dos veículos, e, como combustível secundário o Etanol, que é um combustível renovável.

A decisão de transformar os automóveis da frota em bicombustíveis partiu de um estudo realizado em campo que identificou que, com a utilização dos dois combustíveis, era possível obter uma redução média de 20% na emissão de CO2 e, ainda, uma economia em torno de 50% nos gastos com combustíveis. A constatação deu origem ao projeto Frota Verde.

Com a adequação da frota, a GASMIG foca na melhoria de seus índices de sustentabilidade ambiental e contribui para que a capital mineira e o Estado consigam reduzir emissões de gases e de material particulado lançado na atmosfera.

A criação do Frota Verde exigiu que os carros da empresa, que até então utilizavam os kits para a utilização do GNV conhecidos como de 2ª e 3ª gerações, recebessem os de 5ª geração, o que há de mais moderno no mercado para a utilização do gás natural veicular. O projeto foi o primeiro a receber o selo BH Sustentável, da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, foi vencedor do Troféu Frotas e Fretes Verdes em 2015 e 2º Colocado no Ranking de Produtos e Serviços – Iniciativa Sustentável, promovido pelo Instituto Sustentar também em 2015.

 

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044