Notícias

Projeto Frota Verde da GASMIG chega em Barbacena

Parceria entre Companhia de Gás de Minas Gerais e Prefeitura de Barbacena compreende na conversão de um veículo da frota do município com o kit de 5ª geração para uso do GNV

07/07/2016

Agora, o Frota Verde chegou à Barbacena. Os benefícios do gás natural serão experimentados em um dos veículos da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM), que, durante três meses, podendo estender por mais nove, vai testar uma pick-up convertida com o kit de 5ª geração (injeção eletrônica de gás) para uso do GNV. A cidade, localizada na região da Mantiqueira, é a terceira no estado a firmar uma parceria como essa com a GASMIG, que contribui para a redução de 20% dos índices de CO2 na atmosfera.

O Termo de Cooperação Técnica entre Companhia de Gás De Minas Gerais e a Prefeitura de Barbacena foi assinado nessa quinta-feira (30) e contou com a presença do prefeito do município, Toninho Andrada, e do diretor de Fomento Econômico da cidade, Felipe Alvim, que vieram à sede administrativa da GASMIG, em Belo Horizonte, para a celebração.

Para Alvim, a parceria, que, inicialmente, tem o objetivo de realizar testes com o Gás Natural Veicular (GNV) em um dos veículos da frota da SUTRAM - órgão da Prefeitura -, é mais uma das ações, que estão em curso na cidade, para reduzir as emissões de gases nocivos e de material particulado. “A parceria foi desenhada durante a Feira da Indústria e Comércio de Barbacena (FEICOB) em 2015 e se concretizou na FEICOB de 2016”, lembra o diretor de Fomento Econômico.

Segundo o diretor Comercial da GASMIG e Diretor-Presidente em exercício, Sérgio da Luz Moreira, levar uma opção de combustível mais econômica e sustentável às prefeituras do Estado, que possuem postos de GNV disponíveis em seus municípios, é uma das diretrizes estratégicas da Companhia. “Nossa estratégia também está alinhada com as diretrizes estabelecidas pelos Fóruns Regionais do Governo do Estado.” Já a diretora Administrativa da Companhia, Ana Paula Lycurgo, reforçou os ganhos econômicos e ambientais obtidos pela GASMIG com o uso do GNV na frota de veículos próprios, que fica sob a gestão da diretoria liderada por ela. “Com o avanço da tecnologia dos Kits de 5ª geração, foi possível até mesmo a substituição das caminhonetes 4X4, que antes eram movidas a diesel, por caminhonetes com as mesmas especificações, mas que agora utilizam o GNV”, ressalta.

O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, lembra que o Projeto Frota Verde tem como metas reduzir em até 60% os gastos com combustível e em mais de 20% as emissões de CO2. “Os resultados nos projetos que temos com outras prefeituras têm sido extremamente positivos e a nossa expectativa é que, após comprovados os resultados, possamos converter mais veículos da frota da Prefeitura de Barbacena. E, claro, chegarmos à implantação do projeto em grande escala no Estado”, afirma.

Frota Verde em MG

Além de Barbacena, o Projeto Frota Verde da GASMIG foi implementado em Andradas, no Sul de Minas, que, ao concluir os testes, converteu 19 veículos de sua frota para o gás natural veicular. Juiz de Fora, na Zona da Mata, está realizando testes em um dos veículos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB).

Para saber mais sobre o Projeto Frota Verde da GASMIG entre em contato pelo Fale Conosco, no www.gasmig.com.br ou pelo telefone (31) 3265-1111.

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044