Notícias

Mercado Central de BH chega aos 87 anos com modernidade do gás natural da GASMIG

Espetáculo da Orquestra Ouro Preto, no Minascentro, para convidados, comemora mais um ano de atividade do terceiro maior mercado do mundo, na próxima terça-feira

05/09/2016

O Mercado Central de Belo Horizonte, um dos estabelecimentos mais tradicionais do Estado, símbolo da capital e eleito o terceiro melhor mercado do mundo pela revista da companhia aérea LATAM, completa 87 anos na próxima quarta-feira, mas as comemorações se antecipam para a véspera do feriado. Ao som da Orquestra de Ouro Preto, na noite de terça-feira (6), a partir das 19h, no Teatro Topazio do Minascentro, acontece a entrega oficial do novo modelo de abastecimento de parte do mercado, que, desde julho, usa o gás natural canalizado de rua, uma alternativa energética mais segura, sustentável e moderna para os assíduos frequentadores do tradicional ponto de encontro mineiro.

A capital mineira, Belo Horizonte, era uma jovem de 31 anos e com apenas 47 mil habitantes quando a prefeitura da época decidiu reunir em um único local os produtos destinados ao abastecimento da cidade. Era 7 de setembro de 1929 e o novo estabelecimento juntou as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária, divididos por 22 lotes em 14 mil metros quadrados.

Hoje, entre 40 e 50 mil pessoas frequentam o espaço por dia, chegando a 80 mil durante os finais de semana, com média de 1,2 milhão de clientes por mês. À disposição deles estão mais de 400 lojas e produtos que variam entre frutas, carnes, temperos, panelas, cachaças, artesanato e outra infinidade de produtos. Para atender o público, 3 mil funcionários atuam diariamente distribuídos entre lojas, segurança e limpeza.

A GASMIG fornece gás natural a 20 lojas — outras quatro fecharam contratos com a empresa e aguardam finalização da rede —, mais o refeitório dos funcionários. A primeira etapa do projeto de instalação para o fornecimento do energético teve início em março deste ano. O trabalho de conversão das lojas para a utilização do combustível foi concluído em julho.

“A parceria com a GASMIG deixa o nosso espaço ainda mais moderno e atual”, celebra o presidente do Mercado Central, José Agostinho de Oliveira Quadros. “O Mercado Central de Belo Horizonte é hoje o maior atrativo turístico da cidade. Estamos sempre inovando e isso é importante”, completa, comemorando a satisfação percebida entre os lojistas e funcionários que já utilizam o gás natural. Para ele, a segurança e a dispensa dos botijões de 13 quilos são as principais vantagens. “O espaço dentro das lojas, antes ocupados pelos botijões, com certeza será aproveitado pelo comerciante.”

Tecnologia exclusiva
Para o serviço, a GASMIG desenvolveu e instalou, em um curto espaço de tempo, uma tecnologia de leitura remota exclusiva da Companhia, com custo e benefício adequados para o atendimento ao segmento comercial. A operação não depende de serviços de terceiros.

“A nova tecnologia de leitura remota de consumo de gás natural dispensa a visita de um leiturista para a medição das lojas”, explica o engenheiro de comercialização da GASMIG, Flavio Ramos. Desenvolvida em parceria com um fornecedor de equipamentos, o sistema permite, via telecomunicação, que cada medidor de gás transmita os registros de consumo diretamente para os servidores da companhia. “Em resumo, o Mercado Central poderá monitorar o consumo das lojas on-line”, completa Ramos.

Outra novidade, informa a gerente de comercialização do gás residencial e comercial, Felismina Soares, foi a utilização de armários com lentes nos medidores de consumo. Os medidores foram instalados em uma altura elevada com objetivo de não interferir no fluxo das pessoas. “Mas a inspeção é possível graças a lentes que permitem, sempre que necessário, o exame à distância, no solo”, detalha.

A GASMIG pode fornecer 130 mil metros cúbicos mensais para o mercado, já levando em consideração o aumento da demanda com ampliações futuras e a substituição do gerador atual a diesel por um gerador a gás natural. Entre as principais vantagens estão a segurança e a praticidade oferecida pelo gás natural — por ser mais leve que o ar, em caso de vazamentos, oferece mais segurança aos profissionais em operação na cozinha, no atendimento e também aos clientes. E os lojistas não precisam mais estocar os antigos botijões, já que o fornecimento é ininterrupto, 24 horas por dia.

O desafio, continua Felismina, foi desenvolver um projeto para atender um espaço que recebe público elevado diariamente com garantia de segurança a consumidores e comerciantes sem comprometer o regime de operação e o fornecimento contínuo de gás.

A Orquestra Ouro Preto, que se apresenta nas comemorações do aniversário do Mercado Central, é patrocinada pela GASMIG por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet - nº 8.313; 91).

O Mercado Central de Belo Horizonte fica na Avenida Augusto de Lima, 744, Centro. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e, nos domingos e feriados, das 7h às 13h.

Serviço
Aniversário Mercado Central de BH e entrega oficial da rede de gás natural canalizado da GASMIG, com Orquestra Ouro Preto
APENAS PARA CONVIDADOS
Data: 6 de setembro
Horário: 19h
Local: Minascentro – Teatro Topazio - Avenida Augusto de Lima, 785, Belo Horizonte, Minas Gerais

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044