Notícias

GASMIG acompanha tendência nacional e apresenta sinais de recuperação com o aumento do consumo de gás natural

Segmento industrial, assim como em outros estados, apresentou melhores percentuais no consumo de gás natural, mas, em Minas, o destaque fica para o setor residencial

08/02/2017

O crescimento do consumo de gás natural em todo o país foi seguido pela Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG), que registrou alta de 22,37% no segmento industrial, em novembro de 2016, em relação ao mês anterior, e 18,60% se comparado ao mesmo período de 2015. De acordo com a Associação das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), no Brasil, neste mesmo período, o consumo foi de 68,72 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, um crescimento de 5,6% frente aos números do mês de outubro (65,07 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia).

Aqui em Minas, o aumento registrado no setor industrial se deve ao acréscimo do consumo temporário realizado por alguns clientes nos últimos meses do ano. Entretanto, devido às paradas coletivas de dezembro, esse percentual apresentou ligeira queda em relação ao mês de novembro (-3,11%).

As maiores variações de volume registradas em território mineiro têm sido no segmento residencial. Devido aos novos clientes residenciais conectados às redes da GASMIG, em novembro, o segmento apresentou variação de 13,07% em relação ao mês anterior e, em dezembro, registrou aumento de 31,35%. No acumulado do ano, o setor residencial cresceu 215,81% em relação a 2015.

As térmicas também reagiram positivamente em novembro, crescendo 20,59% em relação a outubro, devido à queda dos reservatórios no período de baixa das chuvas.

No mês de novembro a GASMIG registrou alta de consumo em todos os segmentos, resultando em um aumento de 20,88% em relação a outubro e 23,75% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Diário do Comércio

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044