Notícias

GASMIG realiza palestra para o Corpo de Bombeiros de Governador Valadares

Interação entre Companhia e quaisquer instituições públicas ou privadas garante esclarecimento quanto aos benefícios do energético e convívio seguro com a rede de gás natural

10/10/2016

A GASMIG, além de fornecedora de todo o serviço de distribuição de gás natural dentro do estado de Minas Gerais, é também uma importante fonte de informação e orientação sobre o tema para empresas e órgão oficiais. Exemplo disso foi uma palestra realizada pela companhia para o Corpo de Bombeiros em Governador Valadares. A solicitação foi da própria corporação, com o objetivo de conhecer melhor a rede de distribuição de gás natural existente no Distrito Industrial do município, afim de atualizar o Plano de Contingência sobre Emergência Envolvendo as Redes de Transporte e Distribuição de Gás Natural em Minas Gerais.

Segundo o coordenador do Centro de Distribuição de Gás Natural da GASMIG no Vale do Aço, Guilherme Aguiar Silveira, tendo em vista o trabalho executado pela Companhia e pelo Corpo de Bombeiros, a palestra se mostrou importante. "Em uma situação real de emergência, geralmente, o primeiro órgão de defesa social a chegar no local é o Corpo de Bombeiros. Daí a importância desta interação entre a GASMIG e os demais órgãos – Polícias, Defesa Civil, entre outros –, com o repasse do máximo de informações possíveis, para que possam ter agilidade no controle de uma situação de emergência e conhecimento adequado, para atuação antes mesmo da chegada dos profissionais da GASMIG", diz.

Entre os temas abordados no encontro estão: regiões atendidas pelas GASMIG; características físicas e químicas do gás natural; métodos construtivos das redes de gás natural (aço-carbono e polietileno de alta densidade - PEAD); mecanismos de proteção da rede; Centro de Operação do Sistema (COS) – 24 horas; Programa de Gerenciamento de Riscos; Plano de Auxílio Mútuo (PAM); programa “Escave com Segurança”; comunicação de risco; sinalização indicativa; Plano de Atendimento a Emergência (PAE); simulados; classificação e definição de emergências (causadas por vazamento de gás natural, sobrepressão, derramamento de odorante, forças da natureza ou intervenção de terceiros); estrutura organizacional de resposta e prevenção. Na ocasião, houve ainda uma visita de campo à área onde a GASMIG descomprime o gás natural, que chega à cidade por meio do gasoduto virtual (GNC transportado por carretas), para ser distribuído aos clientes de Governador Valadares.

Silveira explica que a Companhia possui monitoramento remoto das pressões, tanto da rede de fornecimento de gás no Distrito Industrial de Governador Valadares, quanto nos clientes atendidos. Além disso, conta com um sistema de monitoramento remoto da Base de Descompressão de GNC, feito por meio de câmeras e alarme de presença, bem como sistema remoto de bloqueio de fornecimento, caso ocorra algum incidente com a rede da GASMIG.

Segurança
O gás natural canalizado de rua é uma alternativa energética mais segura para uso em condomínios e comércios. Segundo o comandante do 6° Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que fica em Governador Valadares, o tenente coronel Silvane Givisiez, uma das principais vantagens do gás natural é que ele não tem necessidade de armazenamento, diferente do que ocorre no botijão. "Uma desvantagem do botijão é que este, geralmente, fica situado próximo ao local do uso, muitas vezes, dentro da própria cozinha. Então, em caso de vazamentos ou acidentes, a chance de atingir as pessoas que convivem no local e causar danos materiais é maior", explica.

O tenente coronel destaca que, no caso do gás canalizado, "qualquer manutenção ou manuseio relacionado ao fornecimento só é realizado por empresa especializada e, em caso de vazamentos, por ser mais leve do que o ar, o gás natural se dissipa pelo ar mais facilmente que o gás do botijão, que, por se acumula próximo no solo."

Participaram da palestra o coordenador do Centro de Distribuição Vale do Aço, da GASMIG, Guilherme Aguiar Silveira, e militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar – Terceira Seção – Governador Valadares, capitães Daniel e Washington, aspirante Medeiros, sargento Alexandre e soldado Samuel.

Já em Juiz de Fora, o coordenador do Centro de Distribuição de gás natural da GASMIG na Região da Mantiqueira, Sidney Resende, ministrou a palestra “Segurança nas instalações prediais de gás natural canalizado” para a 4ª Companhia de Prevenção e Vistorias do Corpo de Bombeiros da cidade.

As empresas e organizações interessadas em receber palestras ou quaisquer orientações da GASMIG, seja sobre o fornecimento do energético ou cuidados com a rede de gás natural canalizado, entre outros, podem entrar em contato pelo telefone 117 ou pelo Fale Conosco, no site www.gasmig.com.br.​

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044