Notícias

Gás Natural é a alternativa

Mais seguro e barato, gás natural avança em Belo Horizonte

25/09/2017

Moradores do condomínio Alphaville, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, levaram um baita susto no dia 22 de agosto. Uma explosão que teria sido provocada por vazamento de gás de cozinha deixou rastro de destruição numa pizzaria que faz parte do complexo de compras do lugar. Felizmente ninguém se machucou, e o caso está sendo investigado. Entretanto, o incidente reacendeu o alerta sobre os conhecidos botijões de cozinha, que contêm o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Mal acondicionados ou instalados, esses botijões podem provocar sérios riscos aos moradores, comerciantes e a quem está em volta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até agosto haviam sido registradas 284 chamadas motivadas por vazamento de gás no estado.

Existe, no entanto, uma alternativa mais segura que começou a ser expandida na capital há cinco anos: o gás natural. Não são poucas as vantagens em relação ao GLP. A primeira da fila é que o combustível é mais leve que o ar e se dissipa mais rápido na atmosfera do que o gás de cozinha. Em outras palavras, se o condomínio de Nova Lima já tivesse migrado para o gás natural, as chances de explosão seriam próximas a zero. "Trata-se de uma alternativa bem mais segura e econômica do que o gás de cozinha", diz Pedro Magalhães Bifano, presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), empresa responsável pelo fornecimento do combustível no estado.

O oferecimento de gás natural em BH começou a ser expandido em 2012. Neste ano a Gasmig está investindo mais pesado: 70 milhões de reais. De acordo com Pedro Bifano, 12 bairros (confira no quadro acima) já estão cobertos pelos dutos subterrâneos da empresa, que é por onde o gás circula até alcançar as residências e pequenos comércios. "Além da segurança, a vantagem é a economia de 40% em relação ao gás convencional", diz.

A previsão é de que até o fim do ano pelo menos 35 mil consumidores residenciais e comerciais venham a aderir ao combustível na capital. Parece muito, mas em dezembro a Gasmig terá capacidade de atender 70 mil belo-horizontinos. Em BH, ninguém é obrigado a migrar de sistema. Pedro revela, inclusive, a intenção de oferecer subsídios para moradores que queiram realizar a troca. O Mercado Central não esperou. Em agosto de 2016, 27 lojas que abrigam bares, restaurantes e demais cozinhas do lugar foram convertidas para o sistema. "Aqui não entra mais botijão de gás", diz Geraldo Henrique Campos, presidente do mercado, que neste ano completou 88 anos de história. "O espaço das lojas também aumentou, pois não é preciso mais estocar os cilindros", diz. Que o exemplo do Mercado Central seja multiplicado.

Saiba Mais sobre o combustível

O gás natural é uma mistura de gases formada por hidrocarbonetos leves, em que predomina o metano. Assim como o petróleo, é formado pela sedimentação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas no subsolo. É uma fonte de energia totalmente natural

Principais vantagens

  • O fornecimento é direto e contínuo, não há necessidade de recargas
  • É 40% mais econômico que o gás GLP (cozinha)
  • O consumidor não precisa se preocupar com o controle de estoque de botijões, pois o gás é fornecido por meio de dutos subterrâneos
  • É mais leve que o ar, dissipando-se rapidamente em caso de vazamento
  • Solução menos nociva ao meio ambiente, com queima mais limpa e menor geração de poluentes na atmosfera
  • Pode ser usado em fogões, chuveiros, piscinas, saunas, banheiras, torneiras etc.

Bairros cobertos pelo sistema

Belvedere
Buritis
Carmo
Cruzeiro
Funcionários
Lourdes
Santo Agostinho
Santo Antônio
Savassi
São Pedro
Sion
Vila da Serra

Próximos bairros a receber
Gutierrez
Prado
Coração Eucarístico


Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044