​​​​​​​​​​​​Entenda sua conta​​​​​​

Navegue com o mouse sobre a conta para visualizar a descrição de cada item.

Chave de Acesso: Código que permite ao cliente consultar a regularidade da nota fiscal eletrônica referente à prestação dos serviços constantes de sua fatura. A consulta é realizada por meio do site da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais ou, diretamente, pelo link indicado na fatura.
Plantão 24 horas: Este é o nosso serviço telefônico 24 horas, por meio do qual você poderá relatar vazamentos e emergências, além de solicitar segunda via de fatura, alteração de endereço de postagem e quaisquer outros esclarecimentos sobre seu contrato.
Instalação: Número da unidade consumidora junto à GASMIG. Tenha-o sempre em mãos ao entrar em contato.
Mês de referência: Período a que se refere o faturamento do consumo apresentado na sua conta.
Vencimento: Data limite para o pagamento da conta sem incidência de multa e juros. Caso haja interesse, a data de vencimento estabelecida no contrato poderá ser alterada após o 12° mês de vigência. Basta ligar 117.
Total a pagar: Valor total da fatura, contemplando todos os custos que a compõem, como fornecimento de gás, impostos, multas, juros, etc.
Número da fatura: Número da fatura emitida. Tenha-o sempre em mãos ao entrar em contato.
Código do Cliente e Contrato: Dados pertinentes a procedimentos internos da Gasmig.
Medidor: Código do equipamento utilizado para a medição do seu consumo.
Dias período: Quantidade de dias do consumo atual, composta pelo período entre a data da leitura anterior até data da leitura atual.
Data da leitura: Data em que ocorreu a verificação do consumo apresentado.
Leitura anterior: Registro fornecido pelo medidor, equivalente à quantidade de gás natural consumida até a data da leitura imediatamente anterior à atual.
Data da leitura anterior: Data em que ocorreu a verificação do consumo anterior e representa a data de início do consumo atual.
Leitura atual: Registro fornecido pelo medidor, equivalente à quantidade de gás natural consumida até a data da leitura atual
Fator PTZ: Índice de pressão, temperatura e compressão do gás fornecido, o qual permite calcular o consumo real do cliente.
Fator PCS: Poder Calorífico Superior do gás natural. É uma medida que leva em conta a quantidade de energia a ser liberada por determinado volume de gás. Na prática, serve como padrão para garantir que o consumidor está efetivamente pagando por uma determinada quantidade de energia a ser gerada pelo gás natural.
Consumo: Volume total de gás natural consumido no período em questão e sobre o qual se calcula o valor a pagar. Este volume é obtido pela diferença entre a leitura atual e a leitura anterior multiplicada pelos fatores PTZ e PCS.
Dados do faturamento: Descrição de tudo aquilo que está sendo cobrado na fatura atual, como fornecimento de gás, equipamentos, outros serviços contratados, participação financeira, além de eventuais juros e multas referentes ao atraso de pagamento de outras faturas de gás, assim como créditos existentes. Para cálculo do consumo de gás aplica-se a fórmula: Gás natural Termo Fixo + (Quantidade (m³) x Gás natural (m³)). A tarifa vigente apresentada no site é para um período equivalente a 30 dias, as tarifas fixas assim como as faixas de consumo deverão ser proporcionalizadas pelo número de dias do período.
Histórico de Consumo: Retrospecto do consumo de gás natural praticado pelo cliente em meses anteriores, o qual possibilita comparar períodos de maior e menor consumo e, assim, adotar medidas de economia.
Demonstrativos de tributos: O valor da fatura resulta da quantidade de gás natural consumida, acrescida dos impostos que se aplicam a este serviço e aqui detalhados para conhecimento do consumidor, quais sejam: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Aviso urgente: Espaço para divulgar a existência de pendências financeiras e outras informações que devem ser levadas ao conhecimento do cliente, como atualização de tarifas, orientações de segurança, manutenção na rede, etc.
Código de barras: Código do boleto para pagamento de sua fatura em qualquer agência bancária ou internet banking. Após o vencimento, o boleto somente poderá ser pago em agências físicas do Itaú. Caso ainda queira pagá-lo em outras agências ou por qualquer internet banking, você deverá obter uma segunda via, acessando o site do banco Itaú ou o link direto: www.itau.com.br/servicos/boletos/atualizar. Os encargos incidirão apenas na próxima fatura.
Código de barras: Código do boleto para pagamento de sua fatura em qualquer agência bancária ou internet banking. Após o vencimento, o boleto somente poderá ser pago em agências físicas do Itaú. Caso ainda queira pagá-lo em outras agências ou por qualquer internet banking, você deverá obter uma segunda via, acessando o site do banco Itaú ou o link direto: www.itau.com.br/servicos/boletos/atualizar. Os encargos incidirão apenas na próxima fatura.
Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044