​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ I​ndustrial

Solução energética mais limpa, segura, eficiente e que dispensa armazenamento, o gás natural está presente nos setores de siderurgia, metalurgia, mineração, cal, automotivo, alimentos, bebidas, têxtil, refratários, papel, celulose, entre outros.

Interessados em utilizar o gás natural no Estado de Minas Gerais devem entrar em contato com a GASMIG pelo Fale Conosco ou pelo telefone 117.


Indústria Alimentícia

Por sua pureza e ausência de contaminantes, bem como pela eficiência da queima, o gás natural pode ser usado diretamente nos fornos, com maior aproveitamento da energia térmica liberada em sua queima.

Quando utilizado para a geração de vapor, visando higienização ou cocção, o gás natural possibilita maior rendimento e redução dos gastos com manutenção, pois evita a formação de crostas nos tubos, assegurando, ainda, um ambiente isento de fuligem.

Além da redução dos custos de energia e manutenção, em comparação com os fornos elétricos, o gás propicia um melhor controle da temperatura interna, refletindo-se em uma produção homogênea e de qualidade assegurada.


Indústria Automobilística

Pode ser utilizado em uma ampla gama de aplicações, tais como estufas de secagem de pinturas, maçaricos de acabamento, shell molding, estufas de secagem de moldes, fornos de tratamento térmico e caldeiras, entre outros.

Em substituição ao óleo combustível, o gás natural possibilita melhor qualidade no acabamento e secagem da pintura, pois permite uma maior homogeneidade da temperatura interna da estufa, por meio de sua queima direta, além de não produzir fuligem.


Metalurgia

Pode ser utilizado tanto para fornos de tratamento térmico, estufas de secagem e litográficas, além de equipamentos de corte de chapa, quanto em fornos de fusão e espera de metais não ferrosos e para a geração de atmosfera controlada (oxidante/redutora).


Papel e celulose

Utilizado pelo setor de papel e celulose nos processos de calcinação, secagem de polpa e geração de vapor, substituindo os derivados de petróleo, com vantagens operacionais e ambientais.

O gás natural, por ser um combustível isento de contaminantes, pode ser utilizado diretamente na secagem da polpa, aumentando significativamente o rendimento do processo.


Siderurgia

Pode ser empregado na maioria dos processos utilizados para obtenção de produtos siderúrgicos, desde a preparação de matérias-primas até a injeção no alto-forno, além dos processos de laminação, tratamento térmico, reaquecimento e sinterização.

Os fornos de fusão e de tratamento térmico, destinados ao aquecimento, respondem por grande consumo de energia no processo de fabricação do aço. O uso do gás natural no tratamento térmico e nos fornos de fusão proporciona mais homogeneidade e velocidade no aquecimento, diminuindo os custos.

Nos fornos de reaquecimento de lingotes e placas, por exemplo, a utilização do gás natural diminui a formação de carepas, proporcionando menos perdas de material e melhoria das condições operacionais do forno.

Quando injetado nos fornos elétricos a arco, o gás natural propicia uma redução no consumo específico de energia elétrica, aumentando a taxa de entrada de energia no forno, o que implica em diminuição do tempo necessário à fusão da carga.


Têxtil

Pode ser utilizado para suprir as necessidades térmicas da indústria têxtil, com vantagens técnicas e econômicas, em relação a outras fontes de produção de vapor para tingimento, estampagem e polimerização dos tecidos. Nas operações de pré-tratamento e secagem, ou chamuscadeiras e calandras, pode ser usado diretamente, devido ao alto grau de pureza.

Vidro e cerâmica

O gás natural pode ser usado desde a preparação da matéria-prima até a queima final para sinterização e vitrificação das peças. Possui alto poder calorífico e boa temperatura de chama.

Aplicável na produção desde a louça comum até a porcelana vitrificada, possibilita a automação completa dos sistemas de combustão, otimizando a queima das peças produzidas.

Empregado como fonte de energia térmica para fornos de fusão de vidro, têmpera e requeima, o gás natural apresenta vantagens, como melhor controle e equalização da temperatura, melhor qualidade do produto e menores índices de refugo.

Possibilita ainda uma redução do consumo energético de quase 30% com a utilização do ar quente do forno para pré-secagem e aquecimento das peças, uma vez que este é isento de resíduos e compostos corrosivos.

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044