​​​​​​​​​​ GNC e GNL​​​

Os clientes que revendem o Gás Natural Comprimido (GNC) adquirem o gás da GASMIG e o comprimem a uma pressão de 250 bar o que reduz seu volume em até 270 vezes.

Após esse processo, o gás natural é armazenado em cilindros especiais, ainda no estado gasoso. O transporte do GNC é feito em carretas, que podem ser deixadas nos pontos de descompressão e substituídas periodicamente ou utilizadas para abastecimento de reservatórios fixos, assegurando a continuidade e confiabilidade do fornecimento ao usuário final de gás. Após a entrega, o gás natural é descomprimido, e o usuário final receberá o gás natural nas condições ideais de utilização.

No caso do GNL (Gás Natural Liquefeito), o cliente da GASMIG utiliza um processo criogênico no qual o gás natural é resfriado à temperatura de -162ºC e tem seu volume reduzido em até 600 vezes, o que facilita a logística de transporte. Seu transporte também é feito por carretas que mantêm o gás natural no estado líquido, desde a planta de liquefação de gás até as estações de regaseificação instaladas nos usuários finais, onde o gás volta ao estado gasoso nas condições ideais de utilização. Esse modal é ideal para maiores distâncias ou grandes volumes adquiridos pelos usuários finais de gás.

Os clientes que revendem o gás natural, via GNC ou GNL, têm como usuário final, indústrias, comércios, postos de combustível veicular e até mesmo grandes condomínios residenciais. Essas alternativas possibilitam o fornecimento do gás natural para os usuários finais localizados em áreas ainda não atendidas por gasodutos.

Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig
Av. do Contorno, 6594/10º andar - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30.110-044