Outra utilidade do gás natural é a utilização para cogeração, geração e climatização. Cogeração é a produção combinada e simultânea de calor e energia elétrica, a partir de uma única fonte energética primária, como, por exemplo, o gás natural.
O calor obtido pode ser utilizado para produção de vapor, geração de água quente e, até mesmo, para climatização, através de sistemas de ar-condicionado próprios para este fim.
A energia elétrica gerada pode proporcionar autossuficiência energética ou complementação da demanda contratada de energia, com segurança, qualidade e sustentabilidade, já que o processo implica em maior eficiência energética. Pode ser aplicado ainda a outras utilidades nos segmentos industrial, comercial e de serviços.
A cogeração é também uma ótima alternativa para empreendimentos com alto consumo de energia elétrica, que têm elevados gastos e perda de produtividade com o racionamento ou a queda do sistema elétrico.
O gás natural distribuído pela GASMIG é uma alternativa sustentável, econômica, eficiente e prática para o funcionamento do seu processo de cogeração.
A geração de energia elétrica a gás natural, nos últimos anos, tornou-se estratégica para o país, na medida que apoia o sistema elétrico em casos de crise hídrica, ou seja, quando as usinas hidrelétricas não possuem capacidade plena de geração de energia devido à seca.
Essa alternativa é semelhante à utilizada em geradores a diesel, mas com a vantagem de ser menos poluente, além de contribuir para a longevidade dos equipamentos, em virtude de o gás natural ser menos corrosivo e mais limpo que outros combustíveis.
A geração a gás pode ser utilizada para fins emergenciais (backup) ou para economia em horário de ponta (das 17h às 20h a depender da tarifa de energia elétrica usada), ou até mesmo para geração contínua. Outro benefício a ser levado em consideração é o custo competitivo do gás natural, se comparado ao diesel, o que permite bom retorno sobre o investimento e dispensa grandes reservatórios de combustível, aumentando a segurança e confiabilidade do sistema.
A geração bicombustível é, hoje, a solução mais econômica, rápida e confiável para quem já tem um gerador a diesel e deseja usufruir das vantagens do gás natural, principalmente, para aqueles empreendimentos que possuem tarifas de energia diferenciadas em horários de pico. Consiste, basicamente, na instalação de um equipamento que habilita um gerador a diesel a substituir, em até 70%, o combustível por gás natural, proporcionando economia e considerável redução na emissão de poluentes.
A climatização a gás consiste na utilização de sistemas de ar-condicionado especiais, chamados de chillers, capazes de produzir frio a partir da queima direta do gás natural ou pelo aproveitamento do calor produzido em um processo de cogeração.
Os sistemas de ar-condicionado movido a gás natural podem oferecer: