Meio ambiente
A GASMIG é uma empresa consciente de seu papel no que diz respeito à proteção ao meio ambiente. O gás natural é uma alternativa energética moderna, segura e limpa, por ter pouca presença de agentes poluidores, seu processo de queima gera baixo teor de poluentes, o que não ocorre com outros combustíveis derivados do petróleo.
Ao ser utilizado em veículos, o gás natural contribui para a diminuição da poluição urbana, emitindo baixos teores de gás carbônico, fuligem e particulados na atmosfera.
As obras de implantação de novos sistemas de distribuição de gás natural (SDGN´s) e suas operações são realizadas em conformidade com a legislação ambiental, sendo regularizadas por meio de Licenciamento e Autorizações dos Órgãos Ambientais. Os estudos necessários são realizados por empresas de consultoria especializadas, garantindo a isenção nos processos.
Os programas ambientais empreendidos pela GASMIG são desenvolvidos e implementados de acordo com as orientações provenientes de Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), de Relatórios de Controle Ambiental (RCA) e de Planos de Controle Ambiental (PCA), além dos Estudos de Análise de Riscos (EAR).
Percentual de perda técnica de gás natural na rede de distribuição da Gasmig
A perda técnica de gás natural é avaliada através da estimativa dos volumes nas operações de rotina como manutenções preventivas ou corretivas, alinhamento de novos clientes, raras intervenções na rede para mudança de traçado, além da estimativa das poucas emergências na Malha de PEAD, que é dividida pelo volume total de gás distribuído. O percentual de perda técnica em 2018 foi de 0,0008%, referentes aos serviços de operação e de manutenção, sendo todos por purga (vent). Não ocorreram perdas fugitivas, pneumáticas e gás não incinerado (Fugitive, Pneumatic e Unburnt).